Atração dos cheiros do corpo – Feromônio

Os cheiros do corpo são provocados por substâncias chamadas feromônios. Alguns desses cheiros são tão sutis que nem os percebemos conscientemente. Mas os cientistas descobriram que os feromônios exercem um papel decisivo na atração (ou repulsa) sexual.

É comum ouvirmos casais dizendo coisas do tipo “foi amor à primeira vista”, “ficamos instantaneamente atraídos um pelo outro”, “alguma coisa provocou em clic entre nós”.

Qual foi a poderosa força que os uniu? Algumas pessoas ficariam surpresas ao descobrir que o verdadeiro elemento de atração talvez não tenha sido aquele olhar especial do parceiro, nem seu jeito de falar ou de se mover. Foi o seu cheiro…

Pesquisas cientificas estão mostrando que há mais aromas no corpo do que somos capazes de registrar conscientemente. Os biólogos dizem que existe uma “comunicação química” entre os sexos, baseada nos cheiros, o que ajudara muito a explicar não só o fenômeno do “amor à primeira vista” como também o intenso ciúme que certas pessoas têm de seus parceiros.

Existem, portanto, sinais olfativos que funcionam abaixo do nível da consciência e que podem atrair ou repelir as pessoas. São mensagens corporais sutis, associadas aos hormônios e transmitidas por substâncias chamadas fero-mônios. Essas substâncias atuariam como estímulos sexuais, fazendo o organismo produzir mais testosterona, o hormônio responsável pela intensidade do impulso sexual.

Os animais se guiam pelo cheiro

A primeira prova da existência dos feromônios não surgiu na espécie humana, mas em insetos, por meio de pesquisas para o controle de pragas. Descobriu-se que muitos insetos se comunicam entre si por meio de substâncias que eles secretam, às quais só os membros da mesma espécie são sensíveis, e que desempe-nham um papel decisivo no acasalamento. Há uma mariposa, por exemplo, que com seu cheiro chega a atrair um macho num raio de 30 quilômetros. As substâncias responsáveis pelos cheiros que favorecem o acasalamento foram então identificadas como feromônios.

Aquela atração impetuosa, que parece inexplicável, pode ter sido despertada pela “mensagem química” de um cheiro corporal — às vezes, um cheiro não percebido conscientemente.Os cheiros humanos

Na época humana, a atração sexual também pode ser decisivamente alterada pelos cheiros naturais dos corpos do homem e da mulher. É claro que não estamos considerando o cheiro pouco atraente de uma pessoa que não toma banho, mas o cheiro natural de um corpo limpo é agradável.

Alguns cheiros são tão sutis que fica difícil acreditar que tenham efeitos tão poderosos. Mas as pesquisas já confirmaram que os feromônios influem sobre as reações das pessoas, provocando atração ou repulsa. As aulas de espetáculo têm sido um ambiente propício a essas experiências. Você já foi a um espetáculo que era bom, mas que ficou prejudicado pela falta de “clima”? Ou, ao contrário, os artistas eram apenas medíocres, mas as pessoas saíram na maior empolgação? Acredite: suas reações, provavelmente, foram guiadas pelo cheiro.

As pesquisas revelaram que se as correntes de ar da sala de espetáculos fluíram do palco para a platéia, a excitação do artista será literalmente levada para o público. Já em alguns edifícios modernos com ar condicionado, os artistas sempre parecem estar mais distantes dos espectadores.

Um feromônio masculino

Um feromônio humano que já foi identificado chama-se endrostenol alfa e está relacionado à química dos hormônios do sexo masculino. Fizeram-se várias experiências para testar os efeitos desse fero-mônio. Em uma delas, reuniu-se um grupo de homens e mu-lheres e pediu-se a eles que dessem sua opinião sobre um grupo de homens, entre os quais alguns tinham sido borrifados com androstenol alfa. Os resultados mostraram que as mulheres ficaram mais interessadas nos homens “perfumados” com o feromônio, enquanto a maioria dos homens reagiu desfavoravelmente a eles.

Aliás, embora não se excitem com os cheiros tanto quanto os homens, as mu-lheres, geralmente, têm um olfato especialmente apurado e costumam reagir imediatamente a um cheiro, considerando-o agradável ou não.

Cheiros de mulher

Toda mulher tem um cheiro natural, que emana de todo o seu corpo e que varia muito de uma mulher para outra. Todo homem aprende a reconhecer o cheiro de sua amada e se excita com o aroma que se desprende de sua pele e de seus cabelos.

A pesquisa científica não conseguiu, entretanto, identificar um feromônio tipicamente feminino.

Mas sabe-se que o cheiro dos órgãos sexuais da mulher costuma excitar o homem. Assim, há muito tempo se supõe que o cheiro dos ácidos vaginais tem um grande poder. Na Idade Média, por exemplo, era comum as mulheres napolitanas esfregarem um pouco de sua secreção vaginal atrás das orelhas para atrair os homens.

Embora ainda não se tenha conseguido isolar o componente químico relacionado à atração sexual nas mulheres, algumas pesquisas atribuem propriedades feromônicas a esses ácidos vaginais que foram chamados copulinas. As pesquisas indicaram ainda que a mulher segrega mais fero-mônio durante a ovulação.

O relatório mais importante das descobertas sobre os fero-mônios tem sido a revalorização do cheiro natural do corpo humano, que muitas pessoas ainda procuram eliminar, sobretudo com o uso de desodo-rantes. Destes, os chamados “desodorantes íntimos” representam uma rejeição aos cheiros associados ao sexo. Além de desestimulantes, esses produtos podem ser prejudiciais a saúde e, em geral, são condenados pelos médicos, já que muitas vezes irritam as mucosas dos órgãos sexuais.

É claro que um leve perfume ou uma colônia discreta podem ser muito estimulantes para os parceiros. Mas esconder o cheiro natural de corpo siste-maticamente, por meio de cosméticos, além de prejudicial, é inútil no caso de dois parceiros, que fatalmente reconhecerão os cheiros um do outro e, provavelmente, gostarão.

About these ads

Uma resposta para “Atração dos cheiros do corpo – Feromônio”

  1. a uma semana atras,conheci um homem,através de uma amiga.O interessante é que nunca o tinha visto,mas foi como se meu corpo reagise a ele instantaniamente.
    E com ele aconteceu amesma coisa.
    É algo inesplicavél,a boca é um beijo fora do comum,o cheiro dele,é inesplicavel.
    E eu acho isso estranho,poís o conheço a apenas uma semana,mas quando ele esta longe sinto o cheiro dele exalando de mim.E o gosto de sua boca não se apaga,se tornando vivido aindamas conforme as horas passam.
    Taí agora sei porque?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: